terça-feira, 26 de janeiro de 2016

A importância da limpeza física do PC



É muito comum observamos o constante acumulo de poeira e particulas dentro gabinete, coisa que a maioria das vezes muitas pessoas não levam em consideração e assim podem causar diversos problemas de hardware, super aquecimento das placas em geral e perda de desempenho.

Esta pergunta com certeza está na cabeça de muitos usuários de computador e até mesmo de alguns técnicos em hardware. É comum me perguntarem quando é ncessário fazer uma limpeza no PC, tirar o pó, repor a pasta térmica no processador, enfim, fazer aquela geral no computador.


Pois bem, a resposta é simples: é necessário fazer uma limpeza no PC antes que ele fique como o da foto abaixo.


Antes de tudo, manter o ambiente onde fica o computador sempre limpo, ajuda bastante o não acumulo de poeira. Lembre-se de que o gabinete é praticamente um aspirador de pó que fica ligado o tempo todo! Se você deixar o ambiente sujo, muito provavelmente a parte de dentro do gabinete estará empoeirada, dificultando o resfriamento dele (além de ser nojento, claro).

O fato é que, seja por desleixo ou até mesmo por falta de conhecimento, algumas pessoas deixam seus computadores abandonados em suas casas por muitos anos. Com o passar do tempo a sujeira vai se acumulando e é muito comum algumas peças apresentarem problemas justamente por causa da poeira acumulada.

Processador e Placa Mãe muito Sujos

Processador e Placa Mãe após limpeza
Aqui vai algumas dicas: Não deixe o gabinete em locais fechados, principalmente na parte de trás, onde fica a saída de ar da fonte. Também não deixe as laterais encostadas na parede (principalmente o lado esquerdo, que é onde fica a entrada de ar).

Quando é necessário fazer uma limpeza no PC?

Normalmente em um prazo de 12 meses é recomendável fazer uma faxina no computador, isso para PCs domésticos que estão em um ambiente que não tem muita poeira. Para computadore que estão em um ambiente industrial (fábricas e escritórios) este prazo reduz para 6 ou 8 meses, em algum casos especiais até menos.

Dissipador sujo

Poeira do dissipador

Dissipador após a limpeza

Como fazer esta limpeza?

Deve-se usar pincel de cerdas macias e ar comprimido (ou um secador de cabelo) para remover a poeira do gabinete. Depois de tudo limpo pode ser usado um spray de Limpa Contato para remover possíveis oxidações das placas e demais componentes.

Cuidado, se você não têm conhecimentos técnicos sobre hardware não faça este procedimento em casa, leve seu computador para um técnico capacitado (de preferência de confiança) para este trabalho. Apesar de parecer um procedimento simples, se feito por uma pessoa sem capacitação pode causar danos ao equipamento.

O intervalo de manutenção dependerá do nível de poeira dos locais de uso. Observação: Só faça esse procedimento se já estiver vencido o período de garantia do equipamento.

Mas sim, qual a importância da Limpeza Física? Os processadores possuem sensores de temperatura que são capazes de baixar a velocidade (ou clock) do processador, com o objetivo de baixar sua temperatura. Como medida extrema de auto-preservação, o processador pode até parar de funcionar, resultando naqueles estranhos travamentos que voltam ao normal depois de desligarmos e religarmos o PC.

Além disso as placas atuais são configuradas para desligar o computador quando ele atinge determinada temperatura (isso varia de acordo com o processador/placa-mãe).

Diante disto é melhor manter o PC limpo para não ficar reclamando de lentidão, travamentos ou ate mesmo desligamento.